quinta-feira, 5 de junho de 2008

catas altas trip [1sem2008]






[filme: Paris, Texas. Direção Win Wenders]

[filme: Edifício Master. Direção: Eduardo Coutinho]

[filme: Uma Vida Iluminada. Direção: Liev schreiber]

 

"Não poder orientar-se em uma cidade não significa grande coisa. Mas perder-se em uma cidade como quem se perde em uma floresta requer toda uma educação. Os nomes das ruas devem então falar àquele que se perde a mesma linguagem dos ramos secos que se quebram, e ruelas no coração da cidade devem refletir para ele as horas do dia tão claramente quanto um vale de montanha. Aprendi essa arte tardiamente; ela realizou o sonho dos quais os primeiros vestígios foram labirintos sobre os mata-borrões dos meus cadernos" Walter Benjamin

 

.exercício

-proposta cartográfica  que envolve os procedimentos de propostas artísticas advindas da land art, dos grupos fluxus e da Internacional Situacionista, envolvendo a experiência no espaço além de incorporar questões vindas de assuntos como colecionismo, reprodutibilidade, artesanato e museografia, amplamente discutidos em sala de aula.

 

.enunciado

-em 1970, dois anos após a ocupação do museu de artes na Bélgica, Marcel Broodthaers funda em sua casa o Musée dárts Moderne. com tal ato, reloca o lugar de autorização e reafirmação da arte do ambiente museológico para o ambiente doméstico, privado. cinco anos depois, questiona o próprio modo de organização dos objetos e artefatos artísticos do museu ao fazer da "águia" seu objeto de curadoria através de uma discussão do sentido da palavra e do objeto a partir de outros museus e instituições científicas.

em 1970, uma primeira ficção é inaugurada, e 1975, uma segunda dentro da primeira. em 2008, será dada uma continuidade com a inauguração da seção brasileira do Museu de Arte Moderna.

 

.equipamentos [mochila com]:

-câmera digital [com vídeo – opcional];

-boné ou chapéu;

-garrafa de água;

-filtro solar;

-blusa de frio [em caso de];

-livro de sua preferência;

-câmera de vídeo [opcional];

-gravador de som [opcional];

-mapa da cidade [opcional];

-caderneta + material escrever;

-dinheiro para alimentação;

-fitas adesivas amarelas;

-fita dupla face [por grupo];

-flha A4 adesivo;

-sacos plásticos;

-caixa.

 

.objetivo

-pensar a atividade cartográfica pelo viés da arte, onde sua principal preocupação é convergir criticamente um olhar distante e um olhar próximo através da interpretação da história/historiador, no caso, o turismólogo. tal cartografia, ou exercício de localização, criticamente feito a partir do que foi discutido em sala de aula, envolve pensar a localização como um problema geográfico de significados culturais, sociais, materiais e políticos.

 

.onde

-traço no mapa da cidade de catas altas.

 

.o que buscar

-ao longo da linha traçada no mapa, serão recolhidas peqeunas reminiscêncas das vidas das pessoas a partir de seus restos, seus rastros, seus traços portanto. serão buscadas marcas: materiais recolhidos numa pesquisa empírica feita pelos próprios alunos a partir de uma palavra-chave dada previamente em associação com uma série de pequenas indicações levando em conta a relação afetuosa das pessoas com este.

-a qualidade ou beleza dos materiais será feita levando em conta beleza material do objeto ou da matéria, da história envolvendo o objeto e sua relação com sujeitos coletivos e individuais da cidade.

 

.onde ir buscar

-casa de moradores com o numero XX no final

-entre as pedras das ruas;

-a 10 metros de onde voce está;

-entre as casas;

-perguntando aos moradores;

-recolhendo pequenas narrações;

 

.como buscar

-batendo de porta em porta e recolhendo a poeira ou registrando o som ou apenas busncando conversar com o morador;

-raspando a madeira de porta em porta;

-puxando conversas com os moradores;

-colhendo e colocando em sacos plásticos o que está nas ruas, nas casas, nos muros, ou onde mais se achar necessário;

-encaixotado materiais;

-transcrevendo casos em que o próprio narrador é parte dele;

-narrativas e acontecimentos;

 

.o que expor

-uma coleção. um inventário das vidas das pessoas a partir de seus rastros anônimos deixados no local ou produzidos pelos próprios alunos; 

 

.onde expor

-em uma rua, previamente designada pelo professor, onde será instalado um "musée d'art moderne", "brazilien section", "department des historie d'art".

 

.o que expor

-colocando no chão, para apreciação pública.

 

.como expor

-cada objeto deverá ter uma etiqueta constando um nome [a ser inventado], uma explicação do que ele é [se for um caso, conte; se for um material iteressante, diga suas características; se for pessoal, diga o que significa] e data [do recolhimento do material, ou da origem do material].

 

.esclarecimentos básicos:

-o importante não é a rapidez com que o percurso será terminado, mas o grau de envolvimento e a qualidade dos materiais e da exposição em si que serão conseguidas quando em contato com os moradores das casas ou transeuntes, das conversas, negociações;

-atenção: até mesmo o erro como não conseguir informações ou a falta de vontade de conversa do próprio morador e transeunte podem ser de grande valia. o erro não é um problema, mas apenas um perder-se. caso se perca, ache um novo fio narrativo. seja flexível a situação por você encontrada. a falta de conversa pode ser o próprio material que estavas a buscar; 

-o segredo é ouvir atentamente e conversar com o outro. portanto, entrar em contato;

-algumas imagens do projeto instalado e sua apreciação pública devem ser enviadas para teoriaurbana@gmail.com ;

 

.critérios:

-qualidade da exposição;

-qualidade dos materiais;

-organização da exposição;

-participação e envolvimento do grupo.

 

.datas:

-um dia


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